Muito se fala sobre o creme que remove tatuagem. Mas e aí? Ele existe mesmo ou é apenas marketing para algum novo filme?
Para remover uma tatuagem, você tem que passar por um doloroso processo de remoção a laser que envolve tomar um laser super-rápido no local e ficar eletrocutando, uma vez a cada 0,000000000001 de segundo. Isso faz com que as partículas de tinta se aqueçam rapidamente, e se quebram, a altura em que as células brancas do sangue se movem para dentro para comê-las. E o pior é que tudo isso ainda pode deixar uma cicatriz no local.
Alec Falkenham, é um estudante de doutorado em patologia na Universidade de Dalhousie em Nova Escócia, no Canadá. Ele produziu um creme capaz de remover a tatuagem sem agredir a pele, ou seja, remoção sem dor, apenas usando as próprias defesas da pele. Ela é chamada de “Bisphosphonate Liposomal Tattoo Removal” (BLTR).
Como funciona?
O creme de Falkenham funciona através da apresentação de novos macrófagos para o local da tatuagem, onde eles consomem os antigos cheios de tinta e, em seguida, migram para os gânglios linfáticos. O tempo para eliminar a tatuagem varia do tamanho da tatuagem. Mas isso já é um grande progresso.
Alec recomenda que a tatuagem deve ter pelo menos 2 anos, para os resultados da remoção serem eficazes.
Processo Natural...
Com o tempo, os macrófagos que formaram a tatuagem são substituídos por novos, por isso as tatuagens desbotam com o tempo.
Atualmente ele está testando nas orelhas de porco. E trabalhando com a faculdade para conseguir financiamento para continuar o projeto. Assim que a pomada for liberada, pois está em processo de patenteamento, deve custar cerca de quatro centavos de dólar por centímetro quadrado de tatuagem.
Vamos torcer para que o financiamento aconteça!
Fontes:
Sciencealert [http://www.sciencealert.com/this-new-6-cream-promises-to-painlessly-fade-your-tattoos-away]
Hypescience [http://hypescience.com/esse-creme-pode-remover-tatuagens/]
Postar um comentário